segunda-feira, 25 de julho de 2011

Novo Jogo Naruto

Naruto Shippuden  3D: A New Era


Com a chegada da Nintendo 3DS, seria estranho não ver o ninja Naruto a fazer a sua transição para a terceira dimensão desta consola.
Claro que, só por que esta usa tecnologia 3D isso não obriga a que os criadores a utilizem nos seus jogos, tal como é o caso aqui de Naruto Shippuden 3D: A New Eraque nos prova que um jogo na 3DS não necessita de fazer uso do 3D como mecânica de jogo para se obter um produto recheado de diversão.
Tal como já sucedeu numa grande parte dos jogos do Naruto na Nintendo DS comoNinja CouncilA New Era é um jogo de plataformas 2.5D no qual o jogador deverá conduzir o titular ninja até ao final de cada nível enquanto vai lutando contra diversas ameaças que se colocam no seu caminho como ninjas rivais e animais selvagens.
As mecânicas de plataformas estão bem refinadas, sendo bastante fácil executar saltos que necessitem de um certo grau de precisão, algo que sempre foi imperativo no género. Para complementar estas boas mecânicas, o jogo encontra-se acompanhado de um bom level design.
Apesar do objectivo ser o típico cliché de muitos jogos de plataformas, A New Era distingue-se por permitir a progressão por caminhos diferentes, ou seja, pode existir mais do que uma forma de chegar ao final de um nível, não tendo o jogador de se prender por um único caminho constantemente para chegar os terminar. No entanto, para seguir alguns caminhos alternativos, é necessário receber o auxílio de companheiros ninja como Kakashi ouSakura pelo ecrã de toque.
Este elemento oferece um bocado de liberdade ao jogador para explorar os níveis à sua vontade, o que é benéfico para encontrar objectos de cura, dinheiro e pergaminhos ninja. Surgem por vezes alguns breves momentos de QTE (quick-time event) que deverão ser superados para evitar possíveis danos.
Claro que, durante a aventura, o jogador vai sendo confrontado com alguns inimigos com os quais deverá lutar, sendo que o combate desempenha um papel importante no jogo. Naruto tem a ataques básicos como murros e pontapés, kunais, e ataques especiais como o Rasengan. Dito isto, maior parte dos inimigos dificilmente provam ser um grande desafio para o pequeno repertório de ataques que Naruto possui, se bem que os bosses provam ser por vezes difíceis.
Embora possua um bom level design, este acaba por ser tornar monótono de vez em quando devido ao aspecto um bocado lamacento das texturas gráficas e a forte presença de jaggies pouco ajuda a melhorar o problema. No entanto, as várias camadas de scrolling em conjunto com as capacidades 3D da consola apresentam um efeito impressionante e de um certo modo realista em todo o jogo. Considerando que o poderio gráfico desta consola está a par ou um bocado a cima do da Wii, creio a qualidade gráfica no seu geral podia ser melhor.
A banda sonora revela um grande protagonismo entre os efeitos sonoros funcionais e diálogos mudos, o que é bom considerando que esta segue fortemente a atmosfera sonora da série com as suas instrumentalizações orientais.
Apesar da sua simplicidade e falta de refinação gráfica, Naruto Shippuden 3D: A New Era afigura ser um jogo de plataformas divertido que não necessita de usar grandemente as potencialidades 3D da consola para grandes conquistas. Tendo em conta o fraco repertório de jogos de acção disponíveis para a 3DSNaruto Shippuden 3D: A New Era é uma boa aposta para os amantes do género que possuam a consola.
Naruto Shippuden 3D: A New Era foi desenvolvido para a Nintendo 3DS pela Takara Tomy. É distribuído em Portugal pela Lewis, que cedeu à ENE3 um exemplar do jogo para testar.

Nenhum comentário: