domingo, 24 de julho de 2011

6 Caminhos e uma Mitologia

Quando falamos de caminhos inconscientemente pensamos em ruas, estradas, lugares, só que quando essas palavras são soadas em Naruto é algo muito mais profundo e espiritual vem a nossa mente, talvez por não significar algo "normal" e sim algo que se sobrepõe ao humanismo. Por Kishimoto usar sempre a mitologia para dar uma recheada no mangá acabamos nos baseando demais na mitologia e nos esquecemos do contexto da própria série, por que 6 caminhos não significam 6 lugares, 6 habilidades ou 6 objetivos o seu significado vai muito além do que simples justus talvez 6 caminhos possam significar os 6 passos para chegar a perfeição.

Se nós pensarmos que Rikudou Sennin ainda é o shinobi que foi muito além do que os olhos de simples humanos podiam presenciar talvez assim possamos saber o quanto esses caminhos representam para os humanos e o mundo de Naruto. Com poucas informações sobre o mesmo é impossível tirar uma conclusão do quanto foi surpreendente seus feitos, mas só o simples fato de no começo do mundo shinobi Rikudou ter desafiado e vencido o Juubi se até mesmo hoje no "mundo moderno shinobi" um Bijuu é a capacidade máximo para um shinobi de alto nível, talvez assim possamos saber o quanto que foi surpreendente seus feitos e suas conquistas, o simples fato de ter um Rinnegan sobre os olhos já lhe deu um reforço ao qual precisava e o ponto chave para chegar ao alto patamar.

Rikudou está longe de ser a "perfeição" o simples fato de ser obrigado a escolher um sucessor sabendo das catástrofes que o mundo gira o podre do ser humano, talvez seja essa a chave que não lhe concedeu a paz. Apesar de poderes sobrenaturais e forças fora do comum Rikudou Sennin também não passava de um humano comum como qualquer outro, mas seu objetivo se sobressaia sobre os demais, apesar de superior ele sabia o que precisava para viver em harmonia, talvez cego pelo amor e pessoas ao seu redor. Com esses poderes ele tinha a capacidade de dominar o mundo sozinho e selado após a sua morte todo e qualquer vestígio do mundo. Acredito eu que o x da questão está ai com uma simples pergunta: Mas por que não o fez?

Nagato e Pain Rikudou

Nagato pode ser a "semelhanças viva" de Rikudou, o segundo homem a chegar ao nível de possuir e usufruir um Rinnegan. Não significa necessariamente que por ficar paraplégico e ter de andar em cadeiras de rodas para lutar com base na formação Pain é que Nagato só possuía as 6 habilidades distintas de Pain Rikudou. Muito pelo contrário, Nagato com 10 anos já sabia usar qualquer jutsu elemental e tinha aprendido qualquer ninjutsu ensinado por Jiraya, o "estoque Rinnegan" é infinito para o usuário, ele pode fazer qualquer ninjutsu que bem entender, isso não passa de opção do mesmo. Mas ai vem à pergunta, e por que Nagato só usava 6 corpos e só tinha 6 habilidades?

A resposta continua simples, não é pelo fato de Nagato se representar por 6 corpos que é o máximo que ele podia usufruir, até por que seus Kuchiyose também possuiam Rinnegan e estacas, ou seja, também eram controlados por Nagato? Acredito eu que sim, e até mesmo possuíam habilidades distintas.

E se formos buscar no baú de história vamos lembrar um detalhe:




Durante a invasão Nagato tentou ressuscitar seu antigo corpo com os piercing, sem mais detalhes é que ele podia controlar mais do que seis corpos. Mas então, por que se limitar a 6? Para uma resposta simples de representação.

Se formos ver o que cada corpo representava na vida de Nagato com os 6 caminhos da mitologia, chegaremos a uma conclusão simples:

Mundo dos Guerreiros Sangrentos: Representado pela guerra, Nagato viveu boa parte da sua vive presenciado pelos horrores e fatalidades da guerra;
Mundo dos Demônios Famintos: Representado pela fome, Nagato ao decorrer de sua história chegou a passar fome em diversas partes do mangá;
O Inferno: Literalmente o inferno, nasceu em um povo onde era a concentração da guerra, um país cheio de problemas liderados por um canalha;
Mundo das Feras: Raiva, irá e Gedo Mazou;
Mundo Humano: Nagato presenciou o podre dos humanos e como são mesquinhos e só pensam na própria bunda;
Mundo Divino: Abençoado pelo Rin'negan, ele pôde continuar vivo e seguir suas escolhas como bem entender.

E todos liderados pela filosofia que marcou sua vida: Dor.

Pain Rikudou foi composto por tudo aquilo que ele passou na vida para chegar ao consenso de matar todos aqueles que lhe fizeram mal, ambos os casos para representar a sua vida na forma da mitologia, na forma da lenda daqueles que o acreditavam, um Deus vivo. Como é uma representação óbvia que ao menos algo tinha que fazer sentido assim como o Animal!Realm só utilizar Kuchiyose e o Hungry!Realm absorver ninjutsu, mas existem outros casos como o Human!Realm que não tem nada haver com a habilidade e o Asura!Realm também. E todos os corpos só tinham uma habilidade pelo o fato da limitação, todos os corpos não tinha a capacidade de suportar todo o poder do Rinnegan.

Você pode se contestar ao se lembrar do 7° Pain, mas isso não passa de representação também. O 7° Pain, que no caso é o próprio Nagato representa o transcendental, aquele que subjuga a vida e morte das pessoas, aquele que tem o poder para escolher quem fica e quem vai.

Tobi, Rinnegan e os 6 caminhos

Recentemente Tobi deu uma engatilhada para que todo esse desenvolvimento fosse feito os: "6 caminhos". Nagato(Rinnegan) posteriormente era o terceiro de uma fase de seis para assim completar seu objetivo, ativar uma guerra e fazer do mundo aquilo que bem entender, as traduções não ajudam até porque tem diversos fatores opostos que fazem dessa uma teoria insignificante.

Conclusão, Mitologia e a perfeição
Para concluir podemos fazer desses fatos um simples acontecimento: Os 6 caminhos da mitologia são na verdade os 6 passos para a perfeição. Porque Rikudou ao saber do podre do mundo se limitou a somente o mínimo e selar o Juubi e dar uma herança aos seus filhos? Talvez a resposta não seja a ingenuidade ou que Rikudou queria que a paz fosse seguida de forma natural aos seus filhos, e sim que talvez ele soubesse que outra pessoa podia seguir os 6 passos para a perfeição ter chegado ao mesmo patamar que ele chegou e seguido outro caminho do qual ele não se orgulharia. Rikudou pôde muito bem seguir esses passos, presenciar, ter experiência em tudo na vida e ter despertado o Rinnegan, criado ninjutsu e se transformando na lenda como um deus do mundo shinobi, o perfeito, o magistral. Só que se ele como Sennin conseguiu chegar ao perfeito outra pessoa poderia fazer o mesmo.

Tobi conhece esses caminhos, sabe do que precisa para a perfeição, talvez esses caminhos sejam literalmente o passo para chegar a Deus, para chegar ao 7° Pain aquele capaz de transcender os humanos, shinobis e Bijuus.



Nenhum comentário: